Clay, residente em Maputo, é Assistente Técnico da Fides Insurance Brokers. Suas principais funções e áreas de responsabilidade são: análise e gestão de riscos, análise de riscos complexos, gestão de sinistros da classe de Engenharia, condução de surveys, implementação estratégica, prestação de serviços e capacitação técnica das equipas operacionais. Clay possui 10 anos de experiência, tendo começado a sua carreira na Britam Companhia de Seguros, onde fez parte do programa de graduados e tendo adquirido vasta experiência em gestão de equipas e de conflitos, análise de Resseguro, capacitação técnica da equipa, foi membro do comité de desenvolvimento de produtos da seguradora, geriu os balcões de Maputo, Tete e Nampula, responsável pela linha de corretores, agentes internos, externos e fronteiras. Deixa a Britam com o cargo de Supervisor Sénior de Subscrição. Foi admitido à Fides em 2020 e ocupou o cargo de gestor de clientes corporate, onde geriu mais de 50 clientes corporate, tanto em regime local quanto de fronting e em 2021 recebe o convite de fazer parte da GRA – Gestores de Risco e Associados, na qualidade de Chefe do Departamento de Gestão de Riscos Patrimoniais, cujas funções eram: peritagens, investigações, averiguações, surveys e gestão de riscos patrimoniais. Em 2025 regressa a Fides como Gestor de Riscos, cargo que ocupa até ao presente.
Candidato a Mestrado na 20ª Edição do curso de Gestão de Empresas.
Engenheiro Eléctrico recém formado pela Universidade Politécnica.
Especialista em Risk Management com foco em Geração de Valor e continuidade de negócios. Experiência consolidada na aplicação da ISO 31000 para a priorização estratégica de riscos e execução de Risk Assessments detalhados em operações complexas. Atuação directa na Optimização de Custos através da negociação técnica com underwriters e estruturação de apólices de alta performance. Gestor de Sinistros, focado na redução do tempo de liquidação e na análise de dados para Mitigação de Perdas. Profissional colaborativo, focado em Compliance e na integração da gestão de riscos à cultura organizacional
Como Chefe do Departamento Patrimonial, incumbe-me elaborar relatórios de peritagem, pareceres técnicos, averiguações, investigações, gestão de sinistros, gestão de salvados, e surveys.
Meu nome é Clay Boaventura e sou recém formado em Engenharia Eléctrica pela Universidade Politécnica em Maputo e actualmente trabalho no ramo financeiro, em concreto na industria de seguros. Estou engajado nesta área há sensivelmente 8 anos e comecei a minha jornada como Estagiário/Assistente de Subscrição de uma seguradora e rapidamente ascendi até ao cargo de Supervisor Sénior. De seguida encarei o desafio de ser colaborador de uma corretora de seguros e devido ao meu desempenho, logo no primeiro ano fui convidado a fazer parte (em simultâneo ao cargo de corretor) de uma instituição dedicada à gestão de riscos e são estas as jornadas em que agora me encontro.