Artigo

Como expandir a tua network (rede de contactos)

Nos dias de hoje, onde ter uma formação superior não é o suficiente para garantir empregabilidade, deve ser preocupação para qualquer estudante universitário, técnico-profissional ou mesmo do ensino secundário expandir a sua rede de contactos (network).

Para que isso aconteça, é importante criar, desde cedo, o hábito de estar em contacto constante com as pessoas e com o meio no qual pretendes trabalhar depois da formação. Uma forma de expandir tua rede de contactos é participar activamente em feiras, debates, conferências e workshops dentro ou fora da tua faculdade. Estar inserido nestes meios vai permitir não só desenvolver competências sociais, como também adquirir contactos relevantes, antes mesmo de entrares efectivamente para o mercado de trabalho.

Ter uma network expansiva e activa é muito diferente de ter “cunha”. O valor da rede de contactos é que os futuros empregadores ficam a saber da tua existência, das tuas habilidades e do teu interesse em trabalhar numa determinada área antes de conhecerem qualquer outro possível candidato e, com isto, serás a primeira pessoa na mente deles assim que houver uma oportunidade de emprego. Estabelecer uma network activa faz com que as oportunidades chegam a ti com mais facilidade e rapidez.

Em entrevista ao emprego.co.mz, muitos jovens mostraram compreender que uma rede de contactos é essencial no factor empregabilidade. “Eu, em particular, tenho feito esforço para participar em seminários, workshops, porque não é fácil, depois da formação, conseguir entrar no mercado de emprego. Portanto, há um trabalho que, no meu ponto de vista, tem que ser feito, atempadamente enquanto estudante, com vista a garantir oportunidades, durante ou depois da formação”, disse Leonardo Vasco, estudante de Engenharia Civil no Instituto Superior dos Transportes e Comunicações (ISUTC).

Por sua vez, Carla Neto, estudante de Informática na Universidade Pedagógica (UP), sublinha a importância do uso das redes sociais pelos jovens estudantes para amplificar a rede de contactos. “Um jovem atento ao mercado, tem tantas vezes mais oportunidades de ser empregável e empregado do que o que está ocupado, por exemplo, em usar as redes sociais somente para fins de diversão”, disse, acrescentando que “hoje em dia, através das redes sociais é possível receber informações sobre um evento a acontecer e, ao participar, adquirir novas experiências e alargar a sua rede de contactos que, decerto, no fim da formação, lhe vai ajudar”.

O mais importante é circular em ambientes em que pessoas com interesses comuns aos teus estarão presentes, seja em espaço físico, ou virtual (nas redes sociais). Os contactos On-line podem traduzir-se em oportunidades de emprego no mundo Off-line.

Vê abaixo mais dicas que te podem ajudar a encontrar o emprego ideal para ti:

Como Conseguir Um Emprego Nos Dias De Hoje

Por que é que o Marketing Pessoal é importante na carreira profissional?

O que é que as empresas procuram num candidato?