Possuo experiência em manutenção das áreas eléctrica (Gerardores , compressores industriais entre outras) e mecânica com destaque a indústria de produção e engarrafamento de Bebidas. Trabalhei como Artesão/ Técnico mecânico na linha de produção na empresa coca-cola cuidando da manutenção a todos niveis.
Graduado pelo instituto agrario de Chimoio, fui recrutado pela Tongaat Hulett Acucareira de Mocambique, onde participou de um progama de treinamento para desenvolvimento da agricultura, neste mesmo âmbito tendo passsado por varias formações como Manejamento de um sitemas de rega, Gestão de uma unidade de produção após o período de 2 anos, foi promovido a cargo de Agromist Assistent. antes de engrenar na Tongaat Hulett, passou de 2 estagios professionais, 1 como técnico de credito e gestor de progaramas na Gapi-Tete e 2 como extencionista no SIDAE-Dondo onde debruxei de muitas Experiências principalmente no trabaho com a comunidade. Trabalhou pela FH ASSOCIATION, em Dondo em um programa de emergência na resposta a passagem do ciclone IDAI, no programa CLSA financiado pela PMA, na assistência agrícola, distribuição de ração alimentar e acompanhamento dos reassentados em todos aspectos. Trabalhou de seguida na Proverde lda como gerente de loja de venda a grosso
Trabalhei na concessão florestal NIS LDA como responsável de maneio florestal e assistência técnica, realizei um estágio voluntário e profissional nos Serviços Províncias de Florestas e Bauna Bravia de Sofala, no qual teve como áreas de atuação, no escritório-sede, porto da Beira, postos fixos e móveis de fiscalização e inspeção, Trabalhei como inquiridor. Fácil adaptação e capacidade de trabalhar em equipe e sub pressão. Atingir os objetivos conforme o plano é meu desafio
Tenho larga experiencia na materia de contratacao publica para aquisicao de bens e servicos e contratacao de empreitada de obras publicas , no Estado mocambicano. Trabalhei longos anos na area de contabilidade na materia de gestao de fundos de funcionamento e investimento, desde planificacao, execucao de despesas assim como prestacao de contas. Trabalhei com processos de arrecadacao de receitas, execucao e reconciliacao bancaria de varias contas. Tenho experiencia na gestao do patrimonio, desde inventariacao , controlo e abate de bens do Estado
Assistir o Gestor de Programas no recrutamento de Voluntários da ONU: Criar anúncios de vagas de voluntarios nacionais no eRecruit; Procurar na sistema a base de dadosperfis nacional de candidatos adequados que correspondam à descrição das missões; Contactar potenciais candidatos para verificar o seu interesse e disponibilidade para as missões; Ajudar na elaboração de listas longas de candidatos nacionais através do eRecruit; Fornecer listas longas às instituições requerentes; Organizar entrevistas em consulta com as instituições de acolhimento/convidar os candidatos seleccionados para entrevistas; Preparar os relatórios das entrevistas e concluir o recrutamento dos candidatos seleccionados; Preparar os documentos contratuais iniciais para as UNVs recentemente recrutadas; Preparar os dossiers de informação e organizar sessões de orientação/segurança para as novas UNV; Interagir com os UNVs recentemente destacados para garantir o êxito da sua instalação e integração nas instituições de acolhimento; Assegurar que os direitos de chegada são processados atempadamente; Manter os ficheiros pessoais
Durante um período de 3 meses fui estagiário na Imprensa Nacional de Moçambique, E.P, onde trabalhei na Livraria contribuído no bom processo de atendimento e satisfação das necessidades dos clientes. Durante o mesmo período contribuí com a idea de informatizar a publicação do Boletim da República, o que hoje já é uma realidade pois a Pro-acti idade, o dinamismo são factores essências para o desenvolvimento profissional.
Durante meu estágio no Ministério dos Recursos Minerais e Energia fazia a apreciação de Base de Dados, relativo aos principais Instrumentos assinados pelo MIREME e outros Organismos internacionais. Fazia de igual modo, a actualização dos Arquivos, Ocorrências e outros documentos para possibilitar controle das acções desenvolvidas pela Direcção de planificação e Cooperação(DPC), no mesmo acto foram apreciados pontos de situação, Cartas, Notas de envio e Memorandos de Entendimento (MdE). Quanto a Observação e co-participação, durante esta etapa aprendi a elaborar de uma forma estruturada numa Nota de Envio, Cartas, Pontos de Situação destinadas a diferentes instituições públicas e privadas. E mais, participei da reunião da CONSADC que visava o reforço da capacidade institucional interna para o reforço da agenda da SADC. Esta reunião sustentava a execução da nova etapa (2019-2021) do reforço das instituições governamentais com enfoque para a Agricultura, Infraestrutura, Energia e Turismo.
Trabalhe de 2019 á 2021 como Técnico auxiliar na EDM, em Mocuba, nas intervenções de cortes de linhas de MT, manobras, construção de redes (MT e BT), melhoramento de baixadas , montagem de PTs e montagem de quadros de BT
Carreira desenvolvida ao longo de 3 anos não consecutivos na área de Vendas, Operações Logísticas e técnico – administrativas, Marketing&Publicidade e Atendimento ao Público (Multi-Tarefas) auxiliando todo processo comercial e organizacional, com especial foco na Gestão de persuasão de contratos (Clientes e Fornecedores/Parceiros), Recolha, Actualização, Coordenação de dados e informação de clientes, Organização e gestão de Stocks, e mais aspectos que de forma sustentável e racional possam garantir mais eficácia e eficiência de todo processo de Gestão de vendas, Logística, Comercial e Organizacional, de modo a dar mais ênfase na criação de estratégias que possibilitem a sustentabiliddae comercial e de procedimentos Administrativos/Vendas e Logísticos.
Assumiu cargos como Gestora Administradora Comercial e de desenvolvimento de negócios nas Águas da Região de Maputo, Chefe de Gabinete de Auditoria Interna no Fundo de desenvolvimento de abastecimento de água e gestora comercial também no FIPAG
Gestão de Publicidade diversa, Negociação de contratos, Análise de viabilidade econômica e social de projectos, acssessorar o pelouro em projectos de parceria público-privadas, elaborar termos de referência para concursos de PPP, gestão administrativa e de pessoal.
Doutora em Políticas Públicas pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com tese sobre saneamento básico. Jornalista por mais de 15 anos em jornal de grande circulação no Rio de Janeiro, cobrindo administração pública e políticas públicas de saúde, educação, segurança pública, direitos humanos e infraestrutura urbana. Assistente de pesquisa por 1 ano e meio na área de avaliação de políticas públicas, tendo participado do desenvolvimento do guia federal brasileiro de avaliação de políticas, "Avaliação de Políticas Públicas - Guia Prático de Análise Ex Post", lançado em 2018; e de avaliações de projetos federais nas áreas de desenvolvimento socioeconômico e saúde.