Dica

Como evitar burla durante a procura de emprego

emprego.co.mz

Durante a procura de emprego, vamos encontrar muita gente disposta a ajudar-nos. São aqueles que partilham vagas de emprego connosco, que recommendam-nos para posições, que conectam amigos que estão à procura de emprego com amigos que querem empregar, são os sites reputáveis de procura de emprego como o emprego.co.mz, são as agências de recrutamento, etc. Mas, existem também aquelas pessoas de má fé, aqueles que, olhando o desespero dos outro, vêm uma oportunidade de se aproveitar e lucrar daqueles que já têm pouco. Abaixo vão algumas dicas sobre como evitar ser alvo de burla durante a procura de emprego.

 

Submeta candidaturas para emprego somente em websites e plataformas reputáveis.
É necessário garantir que o lugar para onde mandamos os CVs ou submetemos as nossas candidaturas são oficiais e credíveis. Existem muitas plataformas que publicam números exorbitantes de vagas fictícias, simplesmente para chamar a atenção de pessoas que estão a procura de emprego e, em alguns casos, aldrabá-las.

 

Quando se candidatar a uma vaga, confirme com a empresa se estão mesmo a recrutar.
Sempre que vir um anúncio de vaga que não tiver informação sobre a empresa contratante, pode ser uma burla. Tente encontrar um email, número de telefone, endereço ou outra forma de contactar a empresa para confirmar se estão mesmo a contratar para a vaga específica que viu.

 

Caso receba uma chamada de alguém que não conhece a informar-lhe sobre uma vaga ou a chamar-lhe para uma entrevista sem que tenha se candidatado a uma vaga específica, pode ser uma burla.
Pergunte sempre o Nome e Apelido da pessoa que lhe contactou acerca dessa vaga e como a tal pessoa obteve o seu contacto. Caso não tenha submetido uma candidatura para aquela empresa ou vaga específica, provavelmente seja uma burla.

 

Caso um suposto contratante especifique que deve se comunicar somente com ele e com mais ninguém da empresa, pode ser uma burla.
Quando uma empresa está mesmo a contratar, deve ser possível confirmar a existência da vaga com qualquer pessoa dentro da empresa.

 

Não deixe o seu contacto nos comentários de sites de publicação de vagas e evite enviar os seus documentos aleatoriamente para diferentes pessoas ou deixá-los em diferentes instituições que não sejam empresas de recrutamento.
A maioria das empresas, quando querem contratar alguém para uma vaga na sua instituição, geralmente publicam um anúncio formal, quer no jornal, quer em websites como o emprego.co.mz e raramente guardam CVs que recebem aleatoriamente. Deixar o seu contacto ou outra informação pessoal nos comentários de vários fórums permite com que pessoas de má fé peguem na sua informação e contactem-no com vagas fraudulentas.

 

Se alguém cobrar-lhe qualquer valor para realizar a entrevista ou em qualquer outro momento antes ou depois da entrevista, não aceite e reporte o caso à empresa contratante ou à polícia.
Em nenhuma circunstância se deve pagar para obter uma vaga de trabalho. Suborno é crime.

 

Muitas empresas confiáveis só recebem candidaturas electrónicas justamente para evitar estes constrangimentos. Candidaturas electrónicas, em websites e plataformas confiáveis, são seguras e há menos riscos de burlas. É por estas razões que, no emprego.co.mz, todas as candidaturas devem ser feitas através da plataforma, para garantir que a sua informação pessoal como nome completo, número de teleforne e morada sejam protegidos de pessoas que querem se aproveitar dos outros. Nós também contactamos pessoalmente cada empresa que anuncia connosco para garantir que todas as vagas sejam verídicas e que não haja situações de vagas falsas.

 

Esperamos que estas dicas lhe tenham ajudado a identificar vagas falsas e evitar burlas.