Especialista em Gestão de Projetos altamente experiente e dedicado, com mais de 17 anos de expertise em desenvolvimento internacional, saúde pública e desenvolvimento organizacional. Comprovado histórico na gestão de projetos de HIV/AIDS, promoção da inclusão de pessoas com deficiência e fomento de parcerias eficazes. Reconhecido por liderança e visão estratégica, contribuindo para planos estratégicos nacionais e globais e impulsionando iniciativas de desenvolvimento sustentável.
Gestão de Projectos, Desenvolvimento Organizacional, Pesquisas
Dynamic and results-driven professional with over 14 years of extensive experience in logistics, procurement, and travel management within the United Nations framework, specifically with the Food and Agriculture Organization (FAO) in Mozambique. My background includes a deep understanding and rigorous adherence to procurement processes, FAO's administrative policies, and procedures, which is complemented by a robust expertise in accounting and finance. Holding CIPS Level II and III certifications, I bring advanced knowledge in procurement practices and supply chain management, making me a highly competent candidate for roles such as Procurement Specialist or Assistant. I am proficient in using the Global Resource Management System (GRMS), Intend, and MS Office Suite, which, along with my robust leadership qualities, significantly enhances my professional skill set. Renowned for outstanding communication skills and a strong team-oriented approach, I excel in multitasking, strategic planning, and consistently maintain a focus on achieving organizational goals. My ability to adeptly
Profissional experiente com +17 anos de actuação em Administração e Finanças, formada em Administração e Gestão de Empresas. Especialista em orçamentação, controle financeiro e gestão de projectos de financiamento público e privado. Competente na gestão de recursos humanos, patrimoniais e financeiros, com forte capacidade analítica e habilidades de comunicação e facilitação. Reconhecida pela responsabilidade e compromisso na entrega de resultados. Focada em contribuir para o alcance de metas organizacionais e agregar valor ao desenvolvimento profissional e institucional. Proficiente em ferramentas de gestão como Excel, SAP, Primavera, QuickBooks, MS Project, SAGE e ERP. Determinada a impulsionar o sucesso e eficiência das operações financeiras e administrativas.
Experiencia em Contabilidade Elaboração de posição Financeira Registrar transações financeiras diárias e concluir o processo de lançamento contabilístico Verificar se as transações estão registradas no relatório diário, no livro-razão de fornecedores, no livro-razão de clientes e no livro-razão geral Levar os livros à etapa de elaboração do balancete Preencher formulários fiscais, IVA, IRPS, IRPC Pagamentos INSS, INPS Tesouraria: Controlo pagamentos Recebimentos, Emissão de cheques no sistema de gestão financeira, controlo de antiguidade de Saldos. Processamento de Salario Elaboração de balancete e Demonstração de Resultados.
Profissional com mais de 7 anos de experiência em contabilidade, finanças e apoio administrativo, com actuação consistente no sector das Organizações Não-Governamentais (ONGs). Experiência em registo e reconciliação de transacções financeiras, gestão de fundos de projectos, controlo de inventários, apoio em processos de procurement, verificação documental e elaboração de relatórios financeiros. Prestação de suporte a auditorias externas, assegurando a organização e disponibilização da documentação necessária. Domínio de ferramentas MS Office e sistemas contabilísticos ERP como Primavera e PHC. Elevado sentido de responsabilidade, atenção ao detalhe, pontualidade e compromisso com as boas práticas administrativas e financeiras.
2009 – 2015 Trabalhou como Clínico e Responsável do Centro de Saúde Mucatine 2017 –2019 Trabalhou como Responsável Distrital do Programa de Agentes Polivalentes e Elementar de Saúde, ITS/HIV/SIDA, no distrito da Massingir em Gaza 2017- 2018 Participação na avaliação e implementação do PES (plano económico social) HIV/SIDA e APESs a nível do Distrito 2014 – 2015 Experiencia em supervisões e apoio técnico ao pessoal do PNCT/HIV/SIDA 2016- Experiencia na formação de PMTs e activistas comunitários em matéria de gestão e ligação de pacientes da comunidade para unidade sanitária e vice-versa 2014 – 2018 Experiencia em elaboração e implementação de plano de Controlo de Infecções Tuberculose (CITB), bem como avaliação e supervisão de CITB com os parceiros EGPAF, as unidades Sanitárias Periféricas 2014 – 2018 Experiencia em coordenação de Actividades com activistas responsáveis pela DOT-C a nível das unidades Sanitárias e em todo o Distrito 2018-Experiencia em coordenação das actividades
Agrónomo Sénior e ambientalista com larga experiência de pesquisa e gestão de projectos de segurança alimentar, energias renováveis e WASH. No que à tange pesquisa, participou nos ensaios de selecção de fungicidas para controlo de oídio do cajueiro e investigou o uso de bactérias fixadoras de nitrogénio como inoculantes para soja e feijão-nhemba tendo oito artigos científicos de trabalhos realizados no Brasil, Malawi, Moçambique e Zâmbia publicados em revistas de revisão de pares como Symbiosis, Frontiers in Agronomy, e Agriculture, Ecosystems & Environment. Relativamente à experiência de gestão, geriu projectos de assistência a produtores familiares no cultivo do cajueiro, coqueiro e outras fruteiras para além de culturas anuais como mandioca, feijão-nhemba, soja, amendoim, milho, feijão jugo, gergelim, feijão boer, hortícolas, entre outras. Especificamente, assistiu produtores familiares na selecção de plantas matrizes e propagação vegetativa de fruteiras assim como no controlo de doenças como antracnose e oídio do cajueiro, amarelecimento letal
Possuo uma vasta experiência na area de Procurement com especial foco no Oil e Gas. • Excelência nas Aquisições: Liderou a aquisição de materiais para cronogramas complexos de paragens, garantindo termos competitivos e cumprindo prazos rigorosos. • Otimização de stocks: melhores taxas de rotação de stocks através da análise dos padrões de consumo e do ajuste das estratégias de aquisição, reduzindo o desperdício e os custos de armazenamento. • Colaboração multifuncional: parceria com as equipas de logística para garantir a entrega perfeita dos materiais aos locais operacionais, melhorando o desempenho global do projeto. • Proficiência tecnológica: sistemas SAP ERP aproveitados para um rastreio, relatórios e gestão precisos de dados de aquisição.
Over 15 years of experience in the Administrative and General Services area. Having coordinated activities in the administrative, logistics, including transportation, office maintenance and inventories sectors, having coordinated tasks with more than 40 employees, including support staff, cleaning staff and drivers.
Administractiva de Profissão- Logistica e Transportes
Sou um profissional moçambicano com mais de 15 anos de experiência nas áreas de saúde pública, nutrição, desenvolvimento da primeira infância (DPI), resposta a emergências e gestão de projetos. Tenho formação sólida em Enfermagem, Mestrado em Saúde Pública com especialização em Planeamento e Sistemas de Saúde, e duas pós-graduações – em Gestão de Projetos de Desenvolvimento Sustentável e em Nutrição e Dietética. Atualmente atuo como Especialista em Saúde e Nutrição e Ponto Focal para o Desenvolvimento da Primeira Infância na ChildFund International, onde lidero estratégias para o reforço de capacidades locais, articulação com plataformas nacionais, revisão técnica de propostas e disseminação de boas práticas. Tenho passagens marcantes por organizações como Save the Children, AMODEFA, CUAMM, Peace Parks Foundation, entre outras, assumindo funções técnicas e de liderança em projetos voltados à saúde materno-infantil, cuidados neonatais, nutrição em emergências, saúde sexual e reprodutiva (SRHR), WASH e respostas integradas em contextos de crise
Profissional versátil e experiente com sólida formação acadêmica em Contabilidade e Administração Pública, além de uma trajetória consolidada como Administrador e Logístico. Ao longo de uma carreira bem-sucedida, demonstrei habilidades excepcionais na gestão eficiente de operações administrativas e logísticas, contribuindo para o sucesso e crescimento das organizações em que actuei
Engenheiro Ambiental com mais de 5 anos de experiência nas áreas de Saúde e Segurança Ocupacional, Segurança de Alimentos e Gestão Ambiental. Histórico comprovado na liderança de projectos industriais, avaliação de riscos, auditorias de conformidade, capacitação de equipas e implementação de sistemas de gestão baseados nas normas FSSC 22000, ISO 45001 e ISO 14001. Comprometido com a criação de ambientes de trabalho seguros, sustentáveis e eficientes, assegurando o cumprimento rigoroso da legislação e a melhoria contínua dos processos
Actualmente trabalha para World Education Inc - Sub divisao da JSI exercendo a funcao de Oficial de Aquisicoes. Possui vasta experiencia em Operacoes Logistica s, Financas, Administracao de Escritorio, Armazens, Distribuicao e Gestao de Frota.
Certified International Procurement Professional (CIPP) with 20 years of experience, including 15 years in procurement, contracts, logistics, and administration. I have successfully supported USAID-funded projects with DAI Global LLC and Creative Associates Inc., ensuring full compliance with donor regulations and international standards. Highly organized, adaptable, and detail-oriented, I excel in dynamic, multicultural environments. I bring sound judgment, discretion, and a strong commitment to continuous improvement, consistently driving operational efficiency and effective contract and logistics management.
CIPP, Procurement, Contract and Logistic Management
Sou um candidato com 8 anos de experiência no ramo Bancário, e iniciei a carreira como estagiário, e durante o percurso obtive considerável experiências, tendo passado por departamentos como Operações em Trade Finance (Operações para o Exterior), unidades de Compensação, caixa e atendimento ao cliente e tive a oportunidade de trabalhar como assistente da direção de Retalho. Actualmente trabalho como Gestor de Business Banking. Sou Profissional com sólido conhecimento do mercado financeiro e experiência comprovada na gestão de clientes, com foco especial para Empresas. Sou altamente motivado, disciplinado e autoconfiante. Dotado de competências como: * Facilidade de relacionamento, persuasão e negociação; * Profundo conhecimento dos produtos e serviços Bancarios; * Gerenciar múltiplos clientes e projectos de forma eficiente; * Conduzir negociações eficazes para fechar vendas e manter relações; * Avaliar o desempenho da carteira de clientes e identificar tendências; * Orientação para resultados, através do alcance de metas de venda
Mr. Valerio Ussene has MSc degree in Social Education and Bachelor Honour in Educational Sciences by the Faculty of Education and Communication of the Catholic University of Mozambique. He has11 years as University lecturer, 3 years as Faculty Pedagogic Director, 5 years as Coordinator of Post Graduate Programs and Coordinator of Research Centres; 5 years as Consultant in Governance, Citizen Engagement and participation, trainings, workshops, capacity building, seminar facilitation using participatory methodologies, Project impact Evaluation, Municipal Strategic plans Development, as well as Community Liaison Officer for Gas and Oil companies in Cabo Delgado, Mozambique. Mr. Valerio Ussene has large experience with national and international non-profit organizations, supervising Water and Sanitation Project activities in urban and peri urban communities, as well as in rural communities and municipalities. Mr. Valerio Ussene provided services as long term technical adviser (consultant) within the Municipal Development Program in Northern Mozambique (PRODEM - Programa de Desenvolvimento
2024 - até o presente, Gestora da empresa MOZASEM Que 2015 – Responsável Administrativa e Financeira (RAF) na empresa de venda de sementes Mozasem; 2015 – Recebeu capacitação interna de auditores regionais do Grupo Novalliance em lançamentos contabilísticos no sistema SAGE. 2013 - 2014 – Exerceu comulativamente a função de Comercial Agrónoma e Gestora de Stock usando o software 4D, prestando assistência e promovendo novas variedades; 2013 – Ingressou na empresa Mozasem – do ramo de venda de sementes de hortícolas - como Comercial Agrónoma; 2013 – Completou a Licenciatura em Agricultura e Desenvolvimento Rural pela Universidade São Tomás de Moçambique; 2012 – 2013 - Estagiou por cinco (5) meses nos Serviços Provinciais de Agricultura na Província de Maputo;
Economista e Técnica de Contabilidade com carteira profissional emitida pela Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique, com mais de 15 anos de experiência nas áreas de administração e finanças, dos quais mais de 12 anos bem sucedidos em liderança do departamento administrativo e financeiro, organização da contabilidade, gestão de contratos com credores, clientes e bancos, instituição de processos e procedimentos, orçamento, emissão de relatórios financeiros, entre outras funções transversais com enfoque na supervisão e monitoria das áreas de auditoria, recursos humanos, logística e procurement e com mais de um ano de experiência na supervisão e coordenação directa de projectos comunitários financiados por doadores dando suporte a direcção geral assim como apoio na arrecadação de fundos para projectos.
Engenheiro Pleno de Instrumentação e Automação na Vale Moçambique ➢ Divulgar memória técnica elaborando e apresentando relatórios de pesquisa, revisando tecnicamente relatórios de estudos multidisciplinares, realizando eventos tecnológicos e participando de bancas examinadoras, bem como elaborar relatórios descritivos para processos de pedidos de patentes e publicar trabalhos técnicos científicos; ➢ Planejar o desenvolvimento de pequenos projetos e estudos através da elaboração de estruturas analíticas de projetos, definindo prazos das atividades, consolidando, acompanhando e atualizando cronograma das atividades e definindo contratações; ➢ Adaptar as atividades de manutenção da gerência às diretrizes e metas de produção do complexo; ➢ Executar atividades de manutenção e fornecer orientação técnica à equipe; ➢ Compor e avaliar os índices de gestão, buscando maior confiabilidade e menor custo; ➢ Participar do planejamento das atividades de manutenção e do programa anual de paradas; ➢ Avaliar o potencial técnico e eliminar as deficiências da equipe; ➢ Identificar recursos para