A ADPP está a recrutar um Gestor de Subvenções (Grants Under Grants), para Nampula, em Moçambique.
Descrição
- ADPP Moçambique (Associação de Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo) em Moçambique, pretende recrutar um/a candidato/a com experiência comprovada para exercer as funções de Gestor de Subvenções, para o projecto ADPP – “Transform Nutrition”, na província de Nampula
 
Propósito da posição:
- O (A) Gestor (a) de Sub-acordos estará baseado na cidade de Nampula, com deslocações frequentes aos 12 distritos do projecto TN. O Gestor reportara administrativamente ao Director Técnico do projecto e tecnicamente ao Director de Finanças e Operações
 
- O (A) Gestor(a) de Sub-acordos será o principal ponto de contacto do projecto com as organizações locais (entidades do governo, de base comunitária, da Sociedade Civil) e sector privado, seleccionadas para pequenas subvenções
 
- Será responsável pela gestão de contractos das organizações locais, parceiras do projecto Transform Nutrition e as subvenções para o Governo local e provincial (DPS, SPAE, SDSMAS, etc)
 
- Desempenhará um papel importante no desenvolvimento de planos de trabalho e orçamentos das organizações parceiras locais, e será responsável pela monitoria de todos os aspectos de implementação do projecto em relação as actividades de sub-acordos. Ele/ela assegurará a conclusão dos resultados do projecto ao alinhar os requisitos do orçamento, objectivos e relatórios, bem como a conformidade com regulamentos da ADPP e da USAID
 
- Trabalhará em estreita colaboração com a equipe técnica e financeira/ de operações do projecto Transform Nutrition, e com o Administrador de Acordos para o desempenho programático e o rastreio de todas despesas de sub-acordos e reporta-las conforme os resultados
 
- Será responsável pela capacitação institucional, programática e financeira das organizações locais
 
Acerca do projecto:
- A ADPP em colaboração com a Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN), Universidade Lúrio (UniLúrio), Associação h2n e Viamo PBC-Lda, implementam o projecto "TRANSFORM NUTRITION" (TN), entre o período 2019-2024 na província de Nampula. O projecto TN e’ financiado pela USAID, e capacitará comunidades e o Governo de Moçambique (Ministério da Saúde, Direcção Provincial da Saúde de Nampula e Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional) para melhorar o estado nutricional de 118.000 mulheres grávidas e lactantes, 260.000 raparigas adolescentes e 165 000 crianças menores de dois anos de idade em 12 distritos da Província de Nampula (Angoche, Lalaua, Larde,Meconta, Mecuburi, Memba, Mongicual, Mogovolas, Mossuril, Murrupula, Nacala Porto e Rapale), compreendendo 80% do grupo alvo da população
 
Funções
- As tarefas e responsabilidades do Gestor de Sub-acordos incluem, mas não estão limitadas a:
 
- Liderar o processo de preparação e selecção das organizações a receberem subvenções
 
- Fazer visitas as organizações a receber subvenções, para analisar a capacitar institucional (administrativa, técnica, programática e financeira)
 
- Liderar o processo de preparação dos acordos com o Governo Distrital e Provincial de Saúde onde opera o projecto TN
 
- Desenvolver sub-acordos e contratos com as organizações locais e submeter ao Administrador de Acordos para a validação, antes da celebração destes
 
- Liderar o processo de elaboração de relatórios trimestrais e anuais tanto narrativos como financeiros das organizações locais, financiadores e outras partes interessadas, conforme rezam os procedimentos vigentes na ADPP
 
- Monitorar a implementação das actividades das entidades subvencionadas e as despesas orçamentais em relação ao objectivo do Custo Financeiro, os cronogramas das actividades e fornecer retro informação à equipe do TN para a revisão e identificação das áreas prioritárias para o fortalecimento
 
- Fornecer apoio às entidades locais, tais como a resolução de problemas, actualizações dos planos de trabalho, redação de relatórios e outros
 
- Prestar apoio programático aos parceiros selecionados na elaboração de planos de trabalho e orçamentos anuais;
 
- Prestar apoio contínuo na capacitação das entidades locais na gestão de programas, requisitos adicionais do projecto, incluindo, mas não se limitando a, provisões padrões da USAID, procedimentos de sub-acordos da ADPP e orientação em relação aos relatórios, monitoria e seguimento
 
Gestão e Desenvolvimento de Parcerias
- Preparar os Termos de Referência (TdR) para o concurso de selecção dos potenciais parceiros de implementação nos 12 distritos do projecto
 
- Liderar o processo de pré-seleção das entidades concorrentes
 
- Liderar o processo de avaliação das entidades pré-selecionadas
 
- Fazer o seguimento de forma sistemática dos acordos de parceria para estar de acordo com os calendários estabelecidos e resultados esperados
 
- Trabalhar com os parceiros para sublinhar as dificuldades existentes e aconselhar sobre as possíveis soluções
 
- Fazer o seguimento do acordo com o Financiador de forma sistemática de modo a satisfazer os períodos e actividades
 
- Desenvolver a capacidade das entidades comunitárias de modo a levar a cabo as actividades do projecto de acordo com o plano
 
- Liderar o processo na criação da plataforma de entidades locais com capacidade melhorada para implementar actividades de TN, capacitando-as para que se tornem recipientes de fundos directamente da USAID e de outros Financiadores e eventualmente do GdM
 
- Assegurar que todos os pagamentos efectuados apresentam justificativos validamente correctos (Requisição, cópia do cheque, facturas e recibos ou VD, se for o caso) de acordo com os procedimentos da ADPP
 
- Assegurar o envio de todos os justificativos a Contabilidade, dentro do tempo previsto e estabelecido pelo Financiador e pela ADPP
 
- Garantir uma boa qualidade da documentação justificativa enviada à Contabilidade
 
Orçamento
- Conhecer o orçamento do projecto, especialmente ao que será atribuído às organizações subvencionadas
 
- Conhecer a periodicidade de cada orçamento (nos distritos)
 
- Assegurar que os gastos efectuados estão em consonância com as linhas orçamentais e o plano de actividades previamente partilhado, discutido e aprovado com toda a equipe
 
Finanças/Despesas
- Assegurar que as despesas efectuadas estão alinhadas com o orçamento das actividades da organização subvencionada
 
- Garantir que todas as despesas efectuadas apresentam justificativos válidos e contabilisticamente aceites
 
- Assegurar que os procedimentos financeiros da ADPP e do Financiador estão a ser seguidos de forma adequada e rigorosa
 
- Assegurar que os gastos das entidades subvencionadas sejam adequadamente rastreados de acordo com o orçamento do projecto aprovado
 
- Preparar, verificar e organizar, com a equipa no terreno das entidades subcontratadas, a documentação contabilística mensalmente e enviar atempadamente para a Sede, juntamente com todos os Mapas financeiros relevantes
 
- Garantir a correcta codificação das despesas em função das rúbricas orçamentais do projecto
 
- Apoiar na preparação dos relatórios mensais de execução orçamental internos e relatórios trimestrais para o financiador
 
- Assegurar o controlo dos fluxos financeiros entre a ADPP e o projecto
 
- Verificar os processos de procura e aquisição, em função das regras da ADPP e do Financiador, quer sejam realizadas na Sede ou no terreno
 
- Reconciliar as evidências relacionadas ao uso de combustível, nomeadamente as requisições e recibos de abastecimento com os livros de bordo dos veículos
 
- Verificar o controlo de pessoal com folhas de salários, e ajudar HR com a verificação dos processos individuais
 
- Monitorar o desempenho da implementação das actividades e a Liderança em cada Distrito
 
Requisitos
- Licenciado numa das seguintes áreas: Gestão, Contabilidade, Finanças, Desenvolvimento Comunitário ou áreas afins
 
- Um mínimo de 5 anos de experiência em gestão de projectos, gestão de contractos e subvenções
 
- Familiarizado com regras e regulamentos da USAID
 
- Ter conhecimento e experiência substancial com sistemas informatizados
 
- Capacidade de comunicar de forma clara e positiva com parceiros e funcionários
 
- Experiência de liderança demonstrada constitui uma vantagem
 
- Conhecimento profundo em desenho e gestão de programas/projectos
 
- Capacidade de analisar e interpretar dados e preparar relatórios
 
- Excelentes capacidades de comunicação em inglês e em português
 
- Forte capacidade de trabalho em equipe
 
- Flexibilidade
 
- Capaz de trabalhar sob pressão
 
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
 
- Para mais informações sobre o trabalho e programas da ADPP, consulte o site da ADPP e o Facebook e leia o nosso último relatório anual
 
- Duração do contrato: 18 meses
 
- Data de início: Imediatamente