O Standard Bank está a recrutar um Administrador de Base de Dados para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Assegurar a gestão eficaz e eficiente da base de dados Oracle, SQL e outros aplicativos relacionados com Oracle. Isso também implica analisar, documentar e propor soluções para áreas de negócios abrangentes do banco e elaboração de documentos de especificações funcionais e técnicas de base de dados (FSS e TSS)
 
- Ser responsável por garantir a disponibilidade e o bom desempenho das bases de dados de produção e testes que suportam o aplicativo central do banco:
 
- Trabalhar com a equipa para garantir que os recursos de hardware associados as bases de dados e estejam disponíveis
 
- Assegurar a gestão e suporte da solução Oracle Dataguard com o objectivo de garantir um processo de backup consistentemente eficiente que, em última instância, auxilia os esforços de tecnologias de informação (TI) para atender o Acordo de Nível de Serviço (SLA) estabelecido com o negócio
 
- Monitorar os sistemas da base de dados para garantir serviços seguros com o menor tempo de inactividade
 
- Fornecer análises de tendências (incluindo análise de capacidade e utilização) para que a equipa de gestão tome decisões sobre a gestão de recursos
 
- Dar suporte na manutenção das bases de dados de produção e
Teste de acordo com os padrões do Grupo:
 
- Responsável por todos os desenvolvimentos da Oracle que visam assegurar uma gestão e uso eficiente das bases de dados e, em última instância, ajudar todas as iniciativas de aplicativos
 
- Responsável pela melhoria e manutenção das bases de dados para incluir implantação e actualizações
 
- Responsável pelo teste de todas as mudanças na base de dados Oracle, incluindo correcções, patches e actualizações de acordo com as políticas de controlo de mudanças estabelecidas
 
- Responsável pela implementação e liberação de mudanças na base de dados após testes completos com envolvimento suficiente com todas as partes interessadas e equipas de aplicação e infra-estrutura
 
- Planear e orçamentar para a compra de novas licenças de hardware e software (Estratégia de TI, fim de vida, fora da Garantia)
 
- Assegurar a conformidade no licenciamento de todas as bases de dados, do Banco, através de revisão periódica (semestral), e resolução proactiva de exposições de conformidade de licenças
 
- Permitir que os serviços relacionados a base de dados Oracle estejam disponíveis dentro do RTO/ RPO acordado
 
- Desenvolver estratégias de gestão de continuidade de negócios para SQL e outras bases de dados para permitir que serviços relacionados estejam disponíveis dentro do RTO/POR acordado
 
- Planear a capacidade de infraestrutura para crescimento futuro projectado no negócio
 
- Optimizar a infra-estrutura existente para alcançar o melhor desempenho
 
- Participar na implementação de projectos de TI/Negócios
 
- Garantir a aderência aos padrões de segurança da informação do banco, a gestão de riscos e a manutenção do inventário de activos:
 
- Fazer uma avaliação de risco em bases de dados Oracle de produção e assegurar que as lacunas identificadas sejam resolvidas oportunamente
 
- Manter um inventário actualizado da base de dados Oracle (Produção, DR e Teste) e diagramas de gestão de configuração correspondentes que indicam os Serviços que eles suportam
 
- Certificar que as bases de dados Oracle estejam em boas condições de funcionamento e tomar as medidas necessárias para corrigir qualquer componente comprometida
 
- Manter controlos de segurança da informação de acordo com os padrões do Grupo. Isso inclui (mas não limitado a):
 
- Configurações de senha/administração (consulte a política do Mysailpoint)
 
- O usuário privilegiado e actividades
 
- Patching
 
- Controles logísticos de acesso (mecanismos de comunicação)
 
Requisitos
- Licenciatura em Engenheira Informática
 
- Certificação em Oracle DBA
 
- Conhecimento dos principais sistemas bancários
 
- Pelo menos sete (7) anos de experiência em Design e Administração de bases de dados lógicas e relacionais ou análise de sistemas
 
- Proficiência nas versões Oracle 10g, 11g e 12c, Oracle Cloud Control e Oracle ASM
 
- Forte compreensão de Base de Dados relacionais Oracle, Estruturas de dados e SQL
 
- Fluência nas línguas portuguesa e inglesa
 
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados