Dica

6 passos para encontrar emprego

emprego.co.mz

Uma pergunta frequente entre aqueles que procuram o primeiro emprego ou querem mudar de carreira é “como começar”? Não há uma resposta única e nem as respostas possíveis asseguram que o candidato encontrará emprego. Contudo, saber como actuar quando se procura emprego é já um bom começo. Se é verdade que há factores que transformam a procura de emprego numa experiência difícil, também é verdade que tendo métodos apropriados eleva-se a probabilidade de encontrar um emprego. Listamos algumas acções que poderão ajudá-lo:

  1. Pesquisar oportunidades e listar empresas e agências de recrutamento –  Em Moçambique, os anúncios de jornal continuam a ser um meio privilegiado na divulgação de vagas. A pesquisa na internet é cada vez mais importante (como observamos neste artigo); Os centros de emprego, secretarias de bairros, boletins de empresas de recrutamento, revistas, listas telefónicas, são outros meios onde pode procurar vagas.
  2. Prepare os documentos – informe-se sobre os documentos solicitados habitualmente pelos empregadores e prepare-os com a antecedência necessária para quando precise. Considere os prazos (documentos como o registo criminal têm um prazo de validade mais curto); Convém sempre ler atentamente os requisitos e actualizar o CV, a carta de apresentação e outros documentos, tendo em consideração esses requisitos, adequando as funções apresentadas às suas competências e experiência ou cumprindo com os formatos exigidos (algumas organizações podem colocar como requisito apresentar o CV ou a carta de apresentação num formato específico).
  3. Prepare-se para as entrevistas – como descrito no texto, preparar-se para uma entrevista ajuda a evitar erros ou mudar comportamentos, adoptando maneiras mais favoráveis a que o empregador fique com boa impressão. É recomendável identificar os seus pontos fortes e questões que possivelmente lhe serão colocadas, bem como estudar a empresa.
  4. Liste as suas competências – listar as suas competências, os seus objectivos e as funções que pode desempenhar ajuda a ter claros os seus objectivos, permitindo o foco. Saberá, procedendo desta forma, por exemplo, a que vagas deve concorrer, em que áreas e, em outros casos, que competências necessita para estar melhor preparado para as vagas disponíveis.
  5. Invista no desenvolvimento de “competências transferíveis” – aposte na formação e na aquisição das chamadas competências transferíveis. Richard N. Bolles define, no livro “De que cor é o seu pára-quedas. Guia prático para encontrar emprego e mudar de carreira” (Actual, 2011) competências transferíveis como “coisas que sabe fazer, independentemente do ramo ou sector para o qual terá de as transferir”. Exemplos: analisar, elevar, consolidar, gerir, calcular.
  6. Expandir a rede de contactos – entre os seus amigos, entre as pessoas com que partilha interesses, agentes na sua comunidade, escola ou tutores; através deles pode saber que há uma vaga disponível, ou uma empresa que vai iniciar actividades, ou mesmo receber conselhos úteis para o seu desenvolvimento.

Talvez seja preciso referir que persistência e determinação são fundamentais.