Vaga

Coordenador de País

emprego.co.mz

A OIkos está a recrutar um Coordenador de País, para se basear em Maputo, com deslocações dentro e fora de Moçambique de acordo com as necessidades dos projectos.

Funções

O Representante Legal/Coordenador de País (CP) é o responsável máximo por todos os aspectos relacionados com a gestão do programa da OIKOS e pela representação legal e institucional da organização em Moçambique. O CP coordena o programa da OIKOS a nível nacional e representa a organização perante autoridades locais, agências parceiras e financiadores. É igualmente responsável pela gestão da equipa de coordenação, composta por coordenadores de terreno e administrador, e é o responsável máximo pela gestão financeira e estratégica da representação, em articulação com a sede. O CP é o interlocutor do Diretor de Projetos da OIKOS em Moçambique.

Objectivo 1: Definir e garantir a boa implementação da estratégia da Representação
  • Definir, juntamente com a equipa de coordenação e a sede em Portugal, a estratégia da OIKOS em Moçambique para os próximos anos, estabelecendo objectivos, prioridades e recursos
  • Adaptar/Fazer evoluir a estratégia da representação, de acordo com as oportunidades de actuação detectadas no contexto do País
Objectivo 2: Garantir o bom seguimento financeiro e operacional das actividades da Representação
  • Monitorizar o desenvolvimento do programa da OIKOS, com o apoio da equipa
  • Garantir a boa gestão financeira e operacional da representação e dos projectos, em directa colaboração com o administrador e coordenadores de terreno
  • Assegurar o reporting atempado e de qualidade, de acordo com as exigências da sede e dos financiadores
Objectivo 3: Apoiar a identificação e desenvolvimento de novos contratos
  • Avaliar as necessidades do contexto e as oportunidades de desenvolvimento de novas propostas de actuação (projectos, prestação de serviços, parcerias de investimento social, etc.) em colaboração com as equipas no terreno e a sede
  • Apoiar a elaboração e revisão de propostas, de acordo com orientações internas da sede e as normas dos financiadores
  • Identificar e colaborar na concepção, financiamento, montagem e gestão de negócios sociais
Objectivo 4: Garantir a boa coordenação do funcionamento da representação
  • Gerir os recursos humanos da representação, sendo responsável directo pelo administrador e coordenadores de terreno
  • Definir e adaptar, sempre que necessário, o organigrama da representação e as descrições de funções da equipa
  • Responder a potenciais conflitos internos da equipa, com o apoio do responsável directo e da sede, sempre que necessário
  • Garantir uma boa comunicação entre a sede e terreno
Objectivo 5: Representar a organização perante stakeholders, autoridades locais e parceiros (O Coordenador da OIKOS em Moçambique é o representante legal da organização no País)
  • Representar, de forma digna e apropriada, a organização perante instituições e actores nacionais e internacionais, de acordo com o mandato e princípios da organização e no estreito respeito pelo código de conduta interno
  • Definir e negociar os termos de intervenções e propostas com financiadores e parceiros no País, de acordo com os interesses estratégicos e operacionais da organização
  • Incrementar o volume de intervenção e garantir a estabilidade operacional e financeira da representação
  • Diversificar o actual leque de parceiros e financiadores, dando prioridade ao desenvolvimento de consórcios com o sector privado para o investimento social
  • Garantir um diálogo regular e fluente com parceiros e potenciais financiadores, com reporting frequente sobre actividades/ perspetivas da OIKOS no País
Objectivo 6: Gerir a segurança da representação (O CP é o primeiro responsável pela segurança do programa, pessoal e propriedade da OIKOS no País)
  • Seguir a evolução da segurança no País e do contexto político/social
  • Analisar potenciais riscos de segurança e adoptar medidas adequadas, sempre que necessário
Requisitos
  • Formação Superior em área relevante
  • Experiência de gestão de ciclo de projectos
  • Experiência em gestão de equipas em contexto de desenvolvimento e ajuda humanitária
  • Capacidade de gestão e visão estratégica
  • Experiência comprovada sobre financiamento por instituições internacionais e por investidores sociais
  • Elevada capacidade de negociação e representação
  • Capacidade de delegação e supervisão
  • Português (Fluente), Inglês (Fluente/alto)
Notas
  • Consulte os Termos de Referência
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
Como se Candidatar
Esta vaga não aceita mais candidaturas

Detalhes

Perguntas Frequentes

Como posso candidatar-me a vagas através do emprego.co.mz?

Ler artigo